O Arquipélago do Marajó é o maior arquipélago flúvio-marítimo do mundo, isto é, localizado entre o rio e o mar, com mais de 2 500 ilhas e ilhotas, quase do tamanho dos estados de Sergipe e Alagoas juntos. Confira os pontos turísticos e passeios para fazer em Soure.
As principais praias a serem visitadas em Soure são: Barra Velha, Pesqueiro e Goiabal.
Para aproveitar ao máximo sua estadia em Soure e visando sua logística dos passeios a serem visitados, aconselhamos você começar passear na Praia da Barra Velha, é a que está mais próximo do centro do município de Soure. Da Pousada Solar Encanto do Marajó até essa praia são aproximadamente 4 km. Aproveita o caminho e visite o Ateliê Arte Mangue Marajó, fica a poucos metros de onde se tem acesso a porteira para se chegar na praia. No local são produzidos as cerâmicas marajoaras além de outros artesanatos.
A Praia do Pesqueiro é a mais visitada em Soure, a que possui maior estrutura para receber os turistas, dispõe de restaurantes onde servem diversos pratos à base de peixe, todos frescos e preparados na hora.
Do Solar Encanto do Marajó até essa praia são aproximadamente 10 km, você pode chegar por elas através de táxis, moto-táxis ou dependendo da sua disposição ir de bicicleta.
Aproveite também e conheça a Vila do Pesqueiro, como diz próprio nome é uma vila de pescadores e está próximo a essa praia, 20 minutos andando.
Está belíssima praia está dentro de uma propriedade privada de uma fazenda (São Jerônimo), o acesso dela só é possível através dos passeios ecológicos que a fazenda oferece.
A Praia do Goiabal já foi cenário de novela da Rede Globo e também do reality show No Limite, além de diversas outras reportagens nacionais e internacionais.
Os passeios que a Fazenda incluem: Passeio de búfalo + Passeio de barco + trilha sobre o mangue e trilha sobre a Praia do Goiabal.
Próximo da Vila do Pesqueiro está a Paradisíaca e praticamente isolada Praia do Céu. Para chegar até ela você precisa fazer uma travessia de barco que leva de 10 a 15 minutos. Caminhando pela longa faixa de areia da Praia do Céu você chegará até a Praia do Caju-Una.
A dica quando for querer visitar ela, é fazer um passeio de barco do Furo do Volta e Furo do Céu. Mais a frente detalhes desse passeio.
Ao lado da Praia do Céu, a Praia do Caju-Una é a mais isolada e distante do centro de Soure, do Solar Encanto do Marajó até ela são aproximadamente 14 km, se houver disponibilidade da sua estadia na cidade, não deixe de conhecer essa linda e tranquila praia, aproveite também e conheça a Comunidade do Caju-Una.
Boa parte das fazendas e sítios de Soure apresentam passeios para os turistas.
O passeio pela fazenda São Jerônimo é obrigatório para quem vai para Soure, local de várias reportagens nacionais e internacionais, as belezas da fazenda encantam os turistas que a conhecem.
Passeio de canoa + Passeio Praia Deserta (Praia do Goiabal) + Trilha suspensa em um manguezal (300m) + Passeio de búfalo.
Safari nos campos equatoriais, a proposta da Fazenda Bom Jesus é fazer uma trilha de aproximadamente 5 km para observação da fauna local: garças, colhereiros, macacos, jacarés, búfalos, cavalo marajoara, entre outros, com destaque para a revoada dos guarás no final de tarde.
A Fazenda possui também um mini museu de arte sacra.
O passeio é sempre feito à tarde, de segunda a sábado as 15:30, que tem duração de 3 a 4 horas e está incluso um lanche regional.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (91) 3741-1243.
Vivência Mironga: O roteiro sugerido inclui boas vindas, visita a ordenha (se for pela manhã), a queijaria, Menu degustação, passeio de búfalo e/ou charrete.
Muito tradicional no Pará, o Queijo do Marajó, produzido a mais de 200 anos é o mais reconhecido e tradicional queijo de búfala do Brasil.
Valor por pessoa R$75 (setenta e cinco reais) Pacote para no mínimo 03 (três) pagantes.
Grupos de no máximo 06 (seis) visitantes
Guias e motoristas em no máximo 02 (duas) pessoas.Crianças menores de 10 (dez) anos pagam a metade do valor Cortesia para menores de 02 (dois) anos.
Boa parte das fazendas e sítios de Soure apresentam passeios para os turistas.
Passeio de barco a motor pelo rio Paracauary até o Furo do Miguelão, que é um canal sob a floresta de mangue e floresta de igapó.
Este passeio é imperdível para quem curte contato íntimo com a natureza. Nele é possível você mergulhar na quietude da floresta de mangues em transição com a floresta de igapós.
O passeio tem duração de 3 horas e custa em torno de R$ 90.
Aqui você pode conversar com um dos donos de barcos que ficam perto do Solar Encanto do Marajó e negociar o preço do passeio até lá, outra opção é agendar o passeio através da nossa Pousada ou por uma agência de turismo.
2 passeios em 1. Este passeio saí da vila do Pesqueiro, que começa pelo Furo do Volta e termina pelo Furo do Céu, no trajeto é possível observar marrecos, garças, mergulhões e guarás, se tiver sorte poderá até avistar macacos de cheiro, macacos guaribas e botos.
Os passeios são realizados por meio de 2 pescadores que habitam a vila, lá é só informar que desejam fazer este passeio que dura em torno de 2 horas, ou então combinar o passeio pela agência Marajó Eco Tur.
O melhor período para fazer o passeio é pela manhã, que geralmente fazem de 08:00 às 10:00
City Tour: Alugue nossas bicicletas para conhecer e passear em Soure.
A sede do município foi projetada pelo urbanista Aarão Reis, também responsável pela urbanização de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.
Soure foi fundado por portugueses de uma antiga vila de Concilia, do Distrito de Coimbra, identificado, nos tempos dos romanos, como Saurim, devido lá haver, em tempos passados, muitos sáurios ou jacarés, como também havia muitos jacarés na região, resolveram dar esse nome em homenagem a sua terra natal em Portugal, e ficou então Soure.
Produção de peças de cerâmica milenar indígena marajoara e Aruã.
Travessa 20, entre terceira e quarta rua.
Artesanatos e peças cerâmicas marajoaras.
Fica no caminho da praia da Barra Velha, perto da porteira por onde se tem o acesso da praia.
Peças produzidas de couro de búfalo: Sandálias, bolsas, chapéus, entre outros.
Danças folclóricas que retratam a cultura marajoara.
Ensaios de Carimbó as segundas e quintas-feiras com início às 20:30.